HomeIndústria Madeireira

Indústria Madeireira

As toras utilizadas como matéria-prima no processo de produção da Industria são obtidas de árvores de pinus ssp. A totalidade do volume de toras utilizadas no processo é proveniente das áreas de reflorestamento próprio. As toras são desdobradas em moderna serraria com alto grau de automação e otimização.

As madeiras secas em estufa têm sua umidade final situada entre 10% a 16%, sendo este percentual de umidade determinado conforme a aplicação posterior. A energia elétrica utilizada em todo o processo industrial é produzida por uma central termoelétrica, utilizando o vapor empregado no processo de secagem da madeira.

A manufatura é abastecida pela serraria, onde são produzidos painéis, molduras e componentes para aplicações diversas.

Desdobro e Secagem
Beneficiamento
Otimização

As tábuas selecionadas para o beneficiamento passam por um primeiro processo de usinagem (conhecido como S4S) e posteriormente, pela otimização. Nessa etapa, 4 câmeras de alta resolução selecionam características aceitas ou não no produto desejado, seccionando a tábua em segmentos menores e de características similares, conhecidos como blocks. Os blocks podem ser classificados de acordo com suas características (qualidade), e/ou por seu comprimento (comprimento fixo ou comprimento variável).

Junção

Através dos processos de fresagem e colagem, em uma prensa de alta produção, utilizamos o sistema de finger joint para a junção dos blocks previamente selecionados, resultando em blanks com diferentes possibilidades de dimensões.

Lamelação

Com uma plaina moldureira de alta velocidade os blanks são aplainados para a formação da linha de cola, formando-se as lamelas. Além disso, contando com os 9 eixos do equipamento, define-se uma alta gama de opções de manufatura para aplainados, decks e molduras.

Prensagem

Em um processo automatizado, é aplicada cola sobre as lamelas obtidas e, depois de alinhadas, as mesmas são prensadas em um equipamento utilizando pressão e calor em forma de alta frequência, obtendo-se os painéis maciços de madeira, com diferentes comprimentos, larguras e espessuras.

Lixamento

Utilizando-se dois eixos e duas gramaturas diferentes de lixa, o processo de acabamento do painel é realizado em duas lixadeiras automáticas, para a aplicação do processo em ambas as faces do painel. Depois de acabado, o material pode ser empacotado para expedição ou utilizado para confecção de novos produtos.

Usinagem

Com um avançado e moderno equipamento de CNC (Comando Numérico Computadorizado), é possível projetar e personalizar diversos produtos a partir do painel.  A máquina é composta por uma gama de ferramentas, fresas e serras que permitem o corte de acordo com a programação pré-definida.

Utilidades
Produção de Vapor

Utilizando os subprodutos da produção de todo o processo, o setor de utilidades produz vapor para utilização nas estufas de secagem de madeira.

Produção de Energia Elétrica

Além disso, o vapor produzido é também utilizado para a geração de energia elétrica, através de um turbogerador. A energia produzida é suficiente e excedente para o abastecimento elétrico de toda a planta industrial.

Tratamento de Água

A Sguario conta também com sua própria estação de tratamento de água para abastecimento da caldeira, garantindo a durabilidade dos equipamentos e encanamentos utilizados neste processo de produção de vapor.

Desenvolvimento de Produtos

O desenvolvimento de produtos da Sguario visa estudar novas tecnologias, materiais e processos para a criação de novos produtos, ampliando as opções de produção e comercialização, tanto no mercado interno como no mercado externo. Dentre os principais estudos hoje desenvolvidos são destacados os seguintes.

Madeira Engenheirada
Pinturas e Acabamentos
Móveis e Utilidades de Madeira