Nossa História
A Sguario atua no setor florestal e madeireiro desde o ano de 1924. Inicialmente desdobravam-se toras de Imbuia e Araucária, em diversas serrarias distribuídas nos estados do Paraná e São Paulo. Com o escasseamento de matéria prima, iniciaram-se os projetos de reflorestamento com pinus e araucária, seguidos das fábricas de pasta mecânica e da gradual desativação das serrarias.
Em 1994 a Sguario voltou a produzir madeiras serradas, baseada em reservas florestais próprias, com o objetivo de atender um mercado crescente, oferecendo produtos de 1ª qualidade. Até hoje, a indústria de madeiras é abastecida integralmente pelas florestas de propriedade da Sguario, sendo totalmente auto-suficiente.
O excedente de madeira produzida é vendido para processamento regional. Além da madeira a empresa vende resina coletada em suas propriedades. Os funcionários da Sguario desempenham um papel fundamental na construção de uma empresa em contínuo desenvolvimento e crescimento, com equipes integradas e comunicação aberta entre funcionários e líderes. Dessa forma, as atividades da empresa contribuem para o desenvolvimento da economia regional e nacional, quer seja pela produção e geração de impostos como pela manutenção da oferta de empregos.
Linha do Tempo
-
1924
Fundada por Luiz José Sguario, na região de São José dos Pinhais – PR, a J. Sguario & Cia opera com objetivos voltados ao ramo de exploração, transporte e comercialização de toras, principalmente toras de imbuia e araucária.
1945
Com a expansão de suas atividades, a J. Sguario & Cia cede lugar para a Indústria, Comércio e Cultura de Madeiras Sguario S/A com a atividade de serraria e produção de pasta mecânica. Iniciam-se os primeiros projetos de reflorestamento de araucária.
1960
A Sguario lança-se definitivamente no setor de Celulose e Papel, desativando-se gradativamente as atividades de serraria. Nos projetos de reflorestamento, árvores do gênero Pinus ssp. passaram a gradativamente substituir as árvores de araucária.
-
1988
Clayton Sguario, filho de Luiz José Sguario, constitui a empresa Sguario Agroflorestal Ltda no município de Nova Campina/SP focada no o reflorestamento, utilizando-se motosserras para colheita, mulas e tratores adaptados para transporte e guinchos para operação em declive.
1990
Com a venda da fábrica de papel e celulose, as florestas da Sguario formaram a empresa Agroflorestal Matas Verdes S/A. Em 1992, ocorre a aquisição do primeiro carregador florestal, iniciando-se o processo de empilhamento e carregamento de toras.
1994
Os irmãos Maria de Fátima, Maria Isabel, Luiz José e Clayton, filhos de Clayton Sguario, ainda sob a Sguario Agroflorestal Ltda, voltam a produzir madeiras serradas com uma moderna serraria e toras provenientes totalmente de reservas florestais próprias.
-
1995
Inaugurada a sede administrativa de Itapeva-SP. Aquisição de mini-skidders e novos guinchos florestais, atualizando o sistema de colheita para Full Tree, realizando-se apenas a colheita no corte raso, vendendo a madeira em pé dos desbastes para terceiros.
1996
Implantação do viveiro para produção de mudas florestais na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, com o objetivo de atender as
reformas e a implantação de novas florestas da Agroflorestal Matas Verdes S/A.1997
Alterada a razão social da Sguario Agroflorestal Ltda para Sguario Indústria de Madeiras Ltda.
-
2001
Inicia-se a produção de madeira maciça beneficiada através da implantação de uma nova linha de maquinários de alto rendimento
e aproveitamento de madeiras.2006
Após a mudança da razão social da Agroflorestal Matas Verdes S/A para Sguario Florestal S/A em 2002, os sistemas de manejo florestal e cadeia de custódia foram, em 2006, certificados pelo FSC®
2007
Visando a autossuficiência em energia elétrica, uma nova caldeira e um sistema de geração de energia elétrica são implantados, utilizando resíduos da serraria na produção de vapor.
-
2007
Neste mesmo ano foi iniciado o sistema de colheita florestal Cut to Length (Corte em Comprimento) com a aquisição de um harvester e um forwarder, mecanizando o sistema de colheita e permitindo a realização do desbaste próprio.
2008
O antigo viveiro foi encerrado e um novo foi alocado dentro do parque industrial.
2014
Instalação da torre de monitoramento e combate de focos de incêndios, também visando melhorar o sistema de comunicação e
internet. -
2017
Aquisição do terceiro módulo de corte Cut to Length e guincho de tração (T-Winch), consolidando a mecanização da colheita. Apenas um módulo de colheita semi-mecanizado (Full Tree) é utilizado somente em áreas sensíveis ou de excessiva declividade.
2019
Após a alteração da razão social da Sguario Florestal S/A para Sguario Florestal Ltda. no ano de 2018, foi realizada a atualização do sistema de serraria com a instalação de novos equipamentos de desdobro de madeira com processo de corte pioneiro no Brasil.
-
2020
Reposicionamento do descascador, aumento do número de boxes (de 6 para 20 boxes) e instalação do novo scanner 3D, possibilitando a classificação das toras de forma mais precisa e em maiores números de classes, resultando em maiores índices de aproveitamento das toras.
2020
Aquisição de uma prensa longitudinal com 6.000 mm de comprimento e 01 seccionadora, semi-novas, para início da produção em pequena escala de vigas, painéis multicamadas e desenvolvimento de novos produtos.
2021
Substituição da linha de manuseio de tábuas, unitizador e destopadeiras. Reposicionamento do classificador de tábuas e gradeador/empacotador, proporcionando maior vazão ao fluxo de tábuas e aumento nos volumes produzidos pela serraria HewSaw
-
2022
Adequação do sistema interno de prevenção e combate à incêndios.
2022
Finalização do bloco de escritórios Gerências, sendo que o mesmo foi todo construído em vigas e painéis multicamadas fabricados internamente pela Sguario.
2022
Pavimentação das vias internas, proporcionando a redução dos níveis de poeira e melhoria nas condições de tráfego. Instalação de sistema de iluminação interna e externa, resultando em melhorias na segurança patrimonial e no ambiente de trabalho.
-
2022
Reforma e reestruturação do viveiro para produção de mudas florestais de 3ª geração do programa de melhoramento genético.
2023
Instalação de novo magazine de tabiques e contra-lança no gradeador/empacotador existente, possibilitando maior fluxo de produção e melhoria na formação das grades e pacotes.
2024
Aquisição do novo Scanner Combiscan Sense Weinigcanner, equipamento adquirido da B. Krick.
O equipamento proporciona melhor desempenho, qualidade e eficiência, aliado a inovação e tecnologia de nosso processo.